Gravida com risco de toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii.    

 O toxoplasma gondii é um parasita intracelular que domina todos os tipos de células do organismo em que está hospedado, porém sua relação maior acontece com as células do sistema fagocítico mononuclear, os leucócitos e as células parenquimatosas.

Os principais hospedeiros do parasita são os gatos, no entanto homens e outros animais também podem hospedá-lo.

Adquirida geralmente pela ingestão de alimentos contaminados, em especial carnes cruas ou mal passadas, o toxoplasta também pode ser contraído através do contato direto com as fezes do gato ou de outros felinos contaminados. Embora não possa ser transmitida de uma pessoa para outra, no caso de uma gravidez uma transmissão congênita ocorre da mãe para o feto.    

Sintomas como febre, manchas pelo corpo, cansaço, dores, aparição de ínguas, problemas na visão e lesões na retina são os mais comuns, no entanto por ser assintomática a doença desenvolve quadros bem complicados no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e exantema máculo-papular. O diagnóstico é realizado através da coleta do sangue para exames clínicos e laboratoriais e o tratamento imprescindível.

Embora a infecção seja bastante rara, ela afeta cerca de duas em cada 1000 mulheres grávidas. Os sintomas da toxoplasmose na gravidez são preocupantes e podem causar aborto ou ainda morte fetal. O tratamento deve ser seguido rigorosamente e garante em 60% a saúde do bebê e a não contaminação.

 Dentre os medicamentos que poderão ser usados estão os antibióticos, estes ajudarão a reduzir a probabilidade de infecção do bebê. O ultrassom também deve ser solicitado para um estudo de caso detalhado.

Contudo siga a risca algumas precauções, estas resumidas em evitar limpar o gato no período da gravidez, usar luvas para a maioria dos serviços desenvolvidos, lavar bem os alimentos e prepará-los sempre com materiais esterilizados.

Fonte: Diretoria de artigos

Postar um comentário

Pr. Antonio Romero Filho

{picture#http://imagizer.imageshack.com/img922/3226/HlUzqY.jpg} Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de São Lourenço - MG - Brasil. Fundador do CIM - Centro Internacional de Missões. Pioneiro de Missões do Ministério de Taubaté - SP - 1981/2001 - Diretor responsável pelo Portal CNB. {facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}
Tecnologia do Blogger.