1. Você sabia? Que o território de Barein é formado por diversas ilhas pequenas no Golfo Pérsico, em uma área próxima ao Catar e à Arábia Saudita, e que em 1550, Barein tornou-se uma colônia portuguesa aos ser tomado pelos lusitanos.

2. Você sabia? Que o Cambodja, país que tornou-se um joguete nos conflitos globais e regionais com os tailandeses, vietnamitas, franceses, japoneses e americanos, foi um poderoso reino entre os séculos I e XIV?

3. Você sabia? Que os chineses se comunicam em mais de 600 dialetos e se dividem em quase 200 grupos étnicos, dos quais 55 são oficialmente reconhecidos; um quarto da população é analfabeta e que a maioria das pessoas são pobres?

4. Você sabia? Que a Coreia foi dividida em dois países, Coreia do Norte e do Sul,  logo após a II Guerra Mundial, e que a zona desmilitarizada entre os dois países continua sendo uma das áreas mais fortificadas e impenetráveis do mundo?

5. Você sabia? Que embora o regime de Cuba auto se declare ateu, a maior religião que predomina é a "santeria", mistura do catolicismo com yoruba trazida pelos africanos escravos durante a fase colonial, mui parecida com o candomblé no Brasil?

6. Você sabia? Que o Egito é quatro vezes maior que o Estado de São Paulo, mas a maior parte de seu território encontra-se no deserto, e somente 3% das terras são aráveis, as quais geralmente se encontram às margens do Rio Nilo?

7. Você sabia? Que a Etiópia foi o primeiro país africano a conquistar a independência e acredita-se que seja uma das mais antigas nações do mundo,  utilizam 70 dialetos para se comunicarem, e  segundo a tradição o cristianismo chegou à Etiópia por meio de um jovem náufrago proveniente de Tiro?

8. Você sabia? Que as Filipinas é uma importante base para o ministério em todo o continente asiático. Transmitem cerca de 2.200 horas de programação radial evangélica, e que os filipinos tem atuado como missionários em todo o Oriente Médio, em áreas difíceis como Arábia Saudita?

9. Você sabia? Que o Iêmen localizado na península Arábica abrigou o Reino de Sabá, que é mencionado no Velho Testamento e que uma teocracia feudal islâmica governou o país por mais de mil anos?

10. Você sabia? Que a Índia em 2050, provavelmente ultrapasse a China e se torne a nação mais populosa do planeta, 600 milhões de pessoas vivem na mais extrema pobreza e que milhares de deuses são adorados em todo país?

10. Você sabia? Que a Indonésia é o lar da maior população muçulmana do mundo, e a maioria ainda não foi alcançada pelo Evangelho, e que para alcançar sua independência travou um sangrenta batalha com os holandeses, alcançando a liberdade em Dezembro de 1949?

11. Você sabia? Que o Irã é o nome da antiga Pérsia e foi cenário de muitas histórias bíblicas, entre elas a de Daniel, Ester e Mordecai; o império persa foi um dos maiores que o mundo conheceu e que o rei Dário continuou a expansão e alcançou a cordilheira do Hindu Kush, na atual fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão?

12. Você sabia? Que o Iraque é um grande país desértico localizado no Oriente Médio, numa planície entre os rios Tigre e Eufrates e que a Mesopotâmia foi também cenário de grandes acontecimentos bíblicos, sendo que os sumérios desenvolveram uma alta sociedade, ali estava Ur dos caldeus, cidade natal de Abraão e que os acádios desenvolveram o famoso código de Hamurábi?

13. Você sabia? Que Israel é uma das nações mais antigas do mundo, foi palco de grandes histórias bíblicas e que após 1.900 anos de exílio, os judeus retornaram a região diplomaticamente em 1948 e que graças a um brasileiro chamado Osvaldo Aranha, na votação empatada para reconhecer o estado judeu, Osvaldo votou a favor de Israel?

14. Você sabia? Que a Jordânia compartilha com Israel uma parte da região do Mar Morto que é a região mais baixa de todo o planeta, e que é o lar de um grande número de palestinos refugiados de Israel, formando quase metade de sua população?

15. Você sabia? Que o primeiro cristão de que se tem notícia no Kuwait, foi um católico norte-americano, que chegou no país em 1795, e que o reverendo Amanuel Ghareeb foi o primeiro kweitiano a abraçar o ministério em tempo integral em maio de 1999, ordenado pastor da Igreja Evangélica Nacional, e que ele faz parte dos 250 cristãos de cidadania kuweitiana?

16. Você sabia? Que no Laos existem mais de 1.900 templos budistas e mais de uma centena de escolas onde estudam mais de 5.000 alunos e que o país é um estado comunista com um sistema legal baseado nos costumes tradicionais, na lei francesa, na prática socialista e na ausência de qualquer liberdade politica?

17. Você sabia? Que o nome Líbia origina-se de uma tribo que viveu na região por volta de 2000 a.C., e na antiguidade a área foi habitada por fenícios, gregos e romanos e que metade de sua população tem menos de 15 anos?

Você sabia? Que na Malásia os cristãos protestantes e católicos somam mais de meio milhão de membros cada, e muitas igrejas estão sob total liderança nativa, sendo que os cristãos mantém inúmeros ministérios na Malásia, incluindo hospitais, emissoras de rádio e programas de implantação de igrejas?

18. Você sabia? Que o Nepal é o único reino hindu do planeta e até 1950 era extremamente isolado do resto do mundo, que o rei do Nepal é considerado uma reencarnação de Vishnu, um deus hindu e que o cristianismo chegou em Nepal muito recentemente através de missões indianas em 1952?

19. Você sabia? Que a Rússia é duas vezes maior que o Brasil, é a maior nação do planeta, mas a sua população está diminuindo gradativamente e que por quase 70 anos o partido comunista tentou eliminar todas as filiações religiosas da nação e com a derrota do comunismo a religião imergiu novamente em todo território russo?

20. Você sabia? Que o Sudão é o maior país da África, missionários cristãos converteram todo o Sudão por volta do século VI, mas forças islâmicas subjugaram completamente os reinos cristãos nos séculos XIII e XIV?

Pastor Antonio Romero Filho

Postar um comentário

Pr. Antonio Romero Filho

{picture#http://imagizer.imageshack.com/img922/3226/HlUzqY.jpg} Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de São Lourenço - MG - Brasil. Fundador do CIM - Centro Internacional de Missões. Pioneiro de Missões do Ministério de Taubaté - SP - 1981/2001 - Diretor responsável pelo Portal CNB. {facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}
Tecnologia do Blogger.