Nicholas Winton
O 'Schindler britânico' Nicholas Winton morreu aos 106 anos(VEJA.com/Getty Images) Ao longo de 1939, ele levou 669 crianças de Praga a Londres durante a ocupação nazista



Nicholas Winton, britânico de origem alemã que salvou centenas de crianças dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, morreu nesta quarta-feira aos 106 anos. Conhecido como o "Schindler britânico", Winton levou de trem 669 crianças da cidade de Praga, capital da República Checa, a Londres ao longo de nove meses no ano de 1939.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, lamentou a perda nas redes sociais. "O mundo perdeu um grande homem. Nunca devemos esquecer a humanidade de 'Sir' Nicholas Winton ao salvar tantas crianças do Holocausto", afirmou no Twitter.

LEIA TAMBÉM:

Nascido em Londres, filho de judeus alemães que trocaram o sobrenome Wertheim por Winton e se converteram ao cristianismo, Nicholas Winton organizou o Czech Kindertransport, oito trens que partiram da antiga Checoslováquia à Inglaterra para afastar crianças da ocupação nazista em Praga. Na capital inglesa, Winton encontrava famílias que pudessem cuidar das crianças refugiadas.
Winton era um corretor de ações em Londres de apenas 29 anos quando, em dezembro de 1938, trocou uma viagem de férias que faria à Suíça para ir a Praga com um amigo que ajudava refugiados. No ano seguinte, ele resgatou centenas de crianças que acabariam nos campos de concentração nazistas sem sua ajuda, mas seu feito só se tornou público cinco décadas depois - ele manteve seus esforços em segredo até sua esposa encontrar, no sótão, uma pasta contendo listas de nomes de crianças e cartas de parentes.
No ano passado, ele recebeu a Ordem do Leão Branco em Praga e, em 2003, ganhou o título de cavaleiro, concedido pela rainha Elizabeth II, pelo qual passou a receber o tratamento de "Sir". Em 2010, o governo britânico concedeu a Winton a medalha de Herói do Holocausto.
Em 1988, a rede britânica BBC surpreendeu Winton ao reunir alguns sobreviventes do Holocausto resgatados por ele. Confira o momento em que ele descobre a surpresa:

Fonte: Veja

Postar um comentário

Pr. Antonio Romero Filho

{picture#http://imagizer.imageshack.com/img922/3226/HlUzqY.jpg} Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de São Lourenço - MG - Brasil. Fundador do CIM - Centro Internacional de Missões. Pioneiro de Missões do Ministério de Taubaté - SP - 1981/2001 - Diretor responsável pelo Portal CNB. {facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}
Tecnologia do Blogger.