A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira o registro da primeira vacina contra a dengue no país. Batizada de Dengvaxia, a imunização já havia sido aprovada no início deste mês no México e nas Filipinas e deverá começar a ser vendida no Brasil durante o primeiro semestre de 2016.
Desenvolvida pela farmacêutica Sanofi Pasteur, a imunização previne contra os quatro sorotipos do vírus causador da dengue. A vacina é indicada para pessoas com idade entre 9 e 45 anos e deve ser administrada em três doses, com um intervalo de seis meses entre elas. Esse processo é essencial para garantir a proteção durante anos. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano.
A aprovação baseou-se em estudos clínicos realizados com mais de 40 000 voluntários de diferentes idades, países e etnias. Os resultados mostraram 66% de proteção global contra os quatro sorotipos e redução de casos graves.
A nova vacina não protege contra o zika, vírus transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
LEIA TAMBÉM:
Embora a imunização já tenha sido liberada pela Anvisa, é preciso ainda que a Câmara da Regulação do Mercado de Medicamentos defina o valor de cada dose, processo que leva cerca de três meses. Depois disso, a imunização será disponibilizada primeiramente para a rede particular de laboratórios. O governo deverá avaliar o custo, efetividade e impactos epidemiológicos e orçamentários para disponibilizar a vacina no Sistema único de Saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) se referiu à vacina contra dengue como parte essencial dos esforços necessários para reduzir de maneira significativa a carga da doença em todo o mundo. Ainda de acordo com a entidade, a dengue é hoje a doença transmitida por mosquito que mais se dissemina no mundo, causando cerca de 400 milhões de infecções por ano.
Fonte: Veja

Postar um comentário

Pr. Antonio Romero Filho

{picture#http://imagizer.imageshack.com/img922/3226/HlUzqY.jpg} Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de São Lourenço - MG - Brasil. Fundador do CIM - Centro Internacional de Missões. Pioneiro de Missões do Ministério de Taubaté - SP - 1981/2001 - Diretor responsável pelo Portal CNB. {facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}
Tecnologia do Blogger.