O Apóstolo José Ezequiel da Silva é um dos últimos "elos" entre a nossa geração e os pioneiros suecos que evangelizaram a nossa nação. Parabéns pelos seus 101 anos bem vividos na graça de Deus.





O pastor Ezequiel da Silva, nasceu na cidade de Tarumirim - MG, no dia 10 de Abril de 1918. Converteu-se ao Evangelho no ano de 1941, sendo batizado em Dezembro do mesmo ano pelo missionário sueco Algot Svenson na Assembleia de Deus de Belo Horizonte.

Entrando para o serviço militar foi mobilizado para servir junto com um grupo de soldados no Sul de Minas, na localidade de Itajubá, onde pastoreava naquele então o pastor João Joaquim de Oliveira. Em 1942, seria enviado para o Município de Aquidauana - MT, na divisa com o Paraguai, por ocasião da guerra entre os aliados contra a Alemanha e a Itália.

Em Aquidauana viria a ser o primeiro mensageiro da obra pentecostal, e pelo espaço de três anos foi incansável na evangelização, distribuindo Mensageiros da Paz e folhetos em suas horas de folga. Como fruto desse fecundo trabalho, hoje em Aquidauana existe uma próspera igreja da Assembleia de Deus.

Com o término da segunda guerra mundial, foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro, onde conheceu a Assembleia de Deus de São Cristóvão, pastoreada pelo missionário suéco Samuel Nystron. Posteriormente retornou para Belo Horizonte, para a sua igreja de origem, onde receberia no dia 11 de Abril de 1946, o revestimento de poder do alto, confirmando o seu chamado para exercer o ministério da Palavra.

No dia 13 de Dezembro de 1947, casa-se na mesma capital com a irmã Tereza França Costa e dessa união lhes nasceria onze filhos, sendo dois falecidos e nove vivos. Funcionário da companhia Força e Luz de Minas Gerais, entretanto sempre encontrou tempo para dedicar-se à evangelização, servindo ao Senhor de maneira intensa.


Em Teófilo Otoni - MG, estabeleceu-se por oito meses levando apoio a igreja local e desempenhou atividades evangelísticas em várias cidades da região. Após dois anos de profundas orações e busca impressionante para conhecer a perfeita vontade do Senhor da Seara, o pastor José Ezequiel e a irmã Tereza chegaram a Taubaté no dia 29 de Janeiro de 1951, trazendo uma chama ardente no coração, muita visão e disposição para evangelizar.

Eles saíram semelhante ao patriarca Abrão, quando saiu para a terra da promissão sem saber para onde ia, porque eles sendo chamados não sabiam onde se situava a cidade vale-paraibana, porém, saíram convictos e na certeza do chamado. do Mestre. Naqueles idos de 1951,o casal de missionários Goodband estavam orando há dois anos para o Senhor enviar um pastor para a igreja em Taubaté, devido ao fato de que eles precisavam retornar à Suécia.

Era um sábado quando eles chegaram na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Taubaté, identificando-se como membros da Assembleia de Deus de Belo Horizonte. O casal Goodband, pediu-lhes licença e foram orar, quando Deus falou-lhes audivelmente: "Esse meu servo que chegou é aquele que estão me pedindo há dois anos. Ele veio para substituí-los e será o pastor da igreja. Vocês voltem para a sua terra para descansar de seus trabalhos".

Em Janeiro de 1953, o pastor José Ezequiel, foi consagrado ao Presbitério e na igreja seria professor da Escola Dominical, segundo Secretário e depois Vice-Presidente. Aos 13 de Fevereiro de 1955 seria separado para exercer o Santo Ministério, para no dia 22 de Junho de 1955, receber do Senhor a Presidência da Assembleia de Deus em Taubaté, que contava, naquela época com 109 membros.

No dia 4 de Julho de 1982, inaugurou o Templo Sede de Taubaté, na Dr. Emílio Winther, 805 - Centro. Atualmente são milhares os membros do ministério de Taubaté e a obra estendeu-se para o Sul e Leste de Minas, São Paulo e também para o exterior; China - Macau, Espanha, Portugal, Itália e Patagônia - Argentina.


O pastor José Ezequiel é um dos fundadores da COMADESPE - Convenção de Ministros Evangélicos no Estado de São Paulo e outros, foi Presidente da mesma por várias gestões. Também fez parte do Conselho de Doutrina da CGADB.

Atualmente jubilado é o Presidente de Honra da Assembleia de Deus - Ministério de Taubaté e do CIM - Centro Internacional de Missões que tem sua Base na cidade de São Lourenço - MG - Brasil.
O pastor José Ezequiel completará pela graça de Deus, 101 anos de idade no dia 10 de Abril de 2016, jubilado ainda mora em Taubaté. Ele continua sendo um referencial para todos nós Exemplo de obreiro, consagrado e dedicado ao Reino de Deus, sendo um dos baluartes e coluna das Assembleias de Deus no Brasil.

Sinto-me honrado em poder partilhar meus primeiros anos de conversão e do chamado missionário transcultural, aprendendo "aos pés" deste Homem de Deus.

Parabéns Pastor José Ezequiel pelo seus 101 anos bem vividos na graça de Deus.
            Pastor José Ezequiel da Silva - Apóstolo

Nota: O Pastor José Ezequiel nasceu no dia 10 de abril de 1918. Completaria dia 10/4/2016, seus 98 anos de idade, mas conforme informações de sua família, foi registrado 3 anos depois de seu nascimento, então assim sendo, completará em Abril de 2016,  101 anos de idade.

 Pastor Antonio Romero Filho

Postar um comentário

Pr. Antonio Romero Filho

{picture#http://imagizer.imageshack.com/img922/3226/HlUzqY.jpg} Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de São Lourenço - MG - Brasil. Fundador do CIM - Centro Internacional de Missões. Pioneiro de Missões do Ministério de Taubaté - SP - 1981/2001 - Diretor responsável pelo Portal CNB. {facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}
Tecnologia do Blogger.