Você sabe qual é o país que não pode se juntar à FIFA porque não tem grama? E o país que usa pedras gigantes como moeda? Sabe qual é o maior produtor de dentaduras do mundo? Não? Então confira esses países, não tão conhecidos, mas com características e curiosidades bem peculiares:
1. O KIRIBATI É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE FICA NOS QUATRO HEMISFÉRIOS
Isso acontece porque o Kiribati possui várias ilhas espalhadas por todo o pacífico, fazendo com que seu território esteja localizado no hemisfério norte, sul, leste e oeste.
2. A ILHA DE NIUE POSSUI MOEDAS COM PERSONAGENS DA DISNEY, STAR WARS E ATÉ MESMO POKÉMON
Com uma população de apenas 1.400 pessoas, Niue é considerada uma das nações mais remotas do mundo, que, apesar de ter um governo próprio, está associado à Nova Zelândia. Em 2014, como forma de atrair o turismo, a pequena ilha lançou moedas com personagens da Disney, Star Wars e até mesmo Pokémon (com autorização da rainha Elizabeth, claro).
3. A ETIÓPIA AINDA SEGUE UM CALENDÁRIO TRADICIONAL QUE ESTÁ SETE ANOS ATRASADO EM RELAÇÃO AO RESTO DO MUNDO
Devido à forte presença da Igreja Ortodoxa Copta (a igreja cristão nacional do Egito) no país, o calendário tradicional ainda é influente na Etiópia. Pra se ter uma idéia, as celebrações pela chegada do novo milênio na Etiópia só aconteceram em 2007.
4. A GROENLÂNDIA NÃO PODE SE JUNTAR À FIFA PORQUE NÃO HÁ GRAMA NO PAÍS
Devido às temperaturas baixas, o solo da Groenlândia está sempre coberto de gelo, o que torna impossível o crescimento de grama e capim suficientes para fazer um campo de futebol que siga às regulamentações da FIFA. Os jogos por lá acontecem na terra, no concreto ou até mesmo no cascalho.
(Lembrando que a Groenlândia não é um país independente, ele pertence à Dinamarca).
5. NAURU NÃO POSSUI CAPITAL
Embora muitos considerem o distrito de Yaren como capital, por abrigar a maior parte dos escritórios do governo, esse país da Oceania não possui uma capital oficial.
6. TUVALU RECEBEU US$ 50 MILHÕES EM TROCA DOS DIREITOS DO DOMÍNIO “.TV”
Isso aconteceu porque o “.tv” é o domínio oficial do país e ao mesmo tempo é popular, já que lembra a palavra “televisão”. E embora pareça uma grande quantia, nos últimos anos o governo de Tuvalu alegou não estar recebendo tanto quanto merece.
7. A ÁRVORE MAIS ISOLADA DO MUNDO FICAVA NO MEIO DO DESERTO DO SAARA, NA NIGÉRIA
Conhecida como Árvore de Ténéré, a pequena acácia ficava cerca de 400 quilômetros longe de qualquer outra árvore. Por anos ela foi usada como marco para aqueles que viajavam através do deserto, mas acabou sendo derrubada por um motorista bêbado em 1973!
8. UMA DAS ILHAS DA MICRONÉSIA USA PEDRAS GIGANTES E ESCULPIDAS COMO MOEDA
Os Estados Federados da Micronésia são um país constituído por numerosas ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico, incluindo a ilha de Yap e é lá que, ao invés de cédulas, são usados discos de calcário, considerad0s raros e importantes na ilha. Por serem muito grandes, as pedras não são carregadas de um lado para o outro e por isso o acordo é feito somente de forma verbal. Hoje em dia as pedras gigantes são usadas apenas para fins tradicionais e a maioria das transações comerciais são feitas em dólares.
9. A GUATEMALA POSSUI 23 LÍNGUAS RECONHECIDAS PELO GOVERNO
Cerca de 40% da população fala pelo menos uma dessas línguas.
10. EM 1973, O BUTÃO INSTITUIU A FELICIDADE INTERNA BRUTA
Uma medida que consistia calcular a felicidade das pessoas juntamente com os bens materiais. Você pode saber mais aqui e aqui.
11. UMA PESQUISA DA GALLUP POLL, ENTRE 2007 E 2008, DESCOBRIU QUE A ESTÔNIA É O PAÍS MENOS RELIGIOSO DO MUNDO
Essa pesquisa consistia em perguntar aos entrevistados se a religião era uma parte importante da vida diária. Apenas 14% dos estonianos reponderam que sim. Em contrapartida, no Egito, 100% da população respondeu que sim.
12SAN MARINO POSSUI O MAIOR NÚMERO DE AUTOMÓVEIS POR PESSOAS DO MUNDO
Um estudo de 2010 descobriu que San Marino, país localizado ao lado da Itália, tem uma média de 1.139,06 carros para cada 1.000 pessoas, se tornando a única nação com mais carros do que cidadãos.
13. A PAPUA NOVA GUINÉ, COM APENAS 6,5 MILHÕES DE HABITANTES, POSSUI 12% DAS LÍNGUAS FALADAS NO MUNDO
Embora a maioria delas sejam faladas por menos de 1.000 pessoas, existem cerca de 800 línguas indígenas na Papua Nova Guiné.
14. LIECHTENSTEIN É O MAIOR PRODUTOR DE DENTADURA DO MUNDO
Mesmo não tendo mais do que 40 mil habitantes, o Principado do Liechtenstein é uma grande potência na produção de dentaduras. Em 2010, por exemplo, o país produziu 60 milhões de dentaduras, que foi 1/5 do valor total de dentaduras produzidas no mundo todo!

Fotos: 1. bloomberg.com 2. abc.net 3. Telegraph UK 4-12. Wikipedia 13-14. National Geographic
Fonte: Buzzfeed

Postar um comentário

Pr. Antonio Romero Filho

{picture#http://imagizer.imageshack.com/img922/3226/HlUzqY.jpg} Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de São Lourenço - MG - Brasil. Fundador do CIM - Centro Internacional de Missões. Pioneiro de Missões do Ministério de Taubaté - SP - 1981/2001 - Diretor responsável pelo Portal CNB. {facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}
Tecnologia do Blogger.