l



Como psicanalista com especialização em neurociência, acompanho a literatura que trata da psicopatia. Serei breve pois nem todos estudaram o assunto. Vamos lá: 

Primeiro, uma das características do psicopata é ser muito inteligente. Sem dúvida Judas foi um dos mais inteligentes dos discípulos, por isso era o tesoureiro do grupo de Jesus. 

Segundo. São altamente persuasivos. Tem a capacidade de convencimento peculiar. 

Terceiro, Não manifestam sentimentos. São frios para chegar aos seus fins e mesmo agredidos sequer transpiram como eu postei.

Quarto. Tem ausência de medo ao experimentar o perigo e o enfrentamento como Instituto maligno que os estimula ao enfrentar o inimigo ou adversário como se fosse uma *cartase

Quinto. Tem total ausência de empatia. Isto é não tem sentimentos pessoais em roubar, matar, mentir, enganar  ou cometer qualquer delito. Mesmo que afete a terceiros. 

Sexto. Tem um histórico na prática de mal que fazem. Não cometem um mesmo delito uma vez. sempre há uma lista de reincidências. 

Sétimo. Tem um olhar sobranceiro e impessoal. 

Oitavo. Mentem com a mesma facilidade que falam a verdade. São capazes de qualquer enfrentamento e tem um imenso poder de racionalizar a persuasão. Não sentem remorsos ou culpa.

Segundo o Conselho de psiquiatria norte americano, muitos cristãos são psicopatas.                       

Nono. Essa análise está baseada no CID 10. A maioria de nós convive com um psicopata em nossas comunidades. Lembre-se. Eles não agem com o fígado. Isto é são extremamente frios para chegar ao fim desejado. 

Décimo. Hoje ainda é muito difícil identificar um psicopata pois a maioria os tem como assassinos e não como maníacos ligados a fraude. Coisa já identificada nos tribunais americanos. Está havendo agora uma nova descoberta científica na neurociência. Acredita-se que o psicopata tem uma incapacidade em identificar odores diferentes. Mas ainda está em fase de testes. 

Lembre-se. São extremamente ardilosos. Acredita-se que além de religiosos, são muito comum nas altas esferas políticas. 

Concluindo, Não quero dizer que sei tudo. Mas não podemos desconsiderar a visão holística de um ser humano.

Erramos muito ao desconsiderar as patologias que afetam a psique humana e sua relação intrapessoal e interpessoal. 



Matéria do Pastor Neucir Valentim professor de psicopatologia clinica. psicanalista com especialização em neurociência pela ESPOB.

*O termo cartase provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica.

No sentido religioso, a catarse é o estado de purgação espiritual que o indivíduo almeja, por exemplo, através da confissão. As emoções manifestadas pelos participantes de um ritual religioso são também demonstrações de catarse ou de purificação da alma.
A nível da medicina, a catarse é um termo usado para designar o esvaziamento do intestino.
Na psicanálise, catarse é como processo de cura emocional através da psicanálise era defendida por Sigmund Freud, que integrou os estudos sobre hipnose, já desenvolvidos pelo austríaco Joseph Breuer, nas suas análises sobre a influência das memórias do inconsciente no comportamento humano.
A catarse representa a cura de um paciente, que é alcançada através da expressão verbal de experiências traumáticas recalcadas.
Para a filosofia, segundo Aristóteles, o teatro tinha para o ser humano a capacidade de libertação, pois quando via as paixões representadas, conseguia se libertar delas. Essa purgação ou purificação tinha o nome de catarse, que era provocada no público durante e após a representação de uma tragédia grega. A catarse era o estado de purificação da alma experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama. Sabem representar bem os papéis como ator ou atriz. na Grécia utilizavam máscaras de cera.
Fonte: Blog do Joel Dias e *Blog dos Significados, com algumas adaptações.

Postar um comentário

Pr. Antonio Romero Filho

{picture#http://imagizer.imageshack.com/img922/3226/HlUzqY.jpg} Presidente da Assembleia de Deus - Ministério de São Lourenço - MG - Brasil. Fundador do CIM - Centro Internacional de Missões. Pioneiro de Missões do Ministério de Taubaté - SP - 1981/2001 - Diretor responsável pelo Portal CNB. {facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}
Tecnologia do Blogger.