About

slider

Recent

Vsualizações

Editor

Minha foto
São Lourenço, Minas Gerais, Brazil
A Dispensação da Graça de Deus está se findando por isso entrega a tua vida a Jesus Cristo, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.. ( Jo 14.6)
Navigation

15 curiosidades sobre a Torre Eiffel


Um dos cenários mais lindos que existem é o da Torre Eiffel, majestosa às margens do rio Sena, atraindo o olhar de curiosos, de fotógrafos, turistas e casais apaixonados. Vê-la de perto é fascinante, seus detalhes e sua estrutura são capazes de tomar o fôlego até mesmo da pessoa mais incrédula. Não é em vão que é um destino tão clichê.

Mas a torre também guarda alguns segredos e curiosidades tão impressionantes quanto ela em si. Quer saber quais? Então confira:

1. A TORRE EIFFEL DEVERIA TER SIDO DESTRUÍDA

Ela foi construída pelo engenheiro Gustav Eiffel como uma estrutura temporária, afim de celebrar o centenário da Revolução Francesa. Vários outros monumentos entraram no concurso e por fim, a torre de Gustav Eiffel acabou vencendo. Porém, uma das regras do concurso era que, vinte anos após sua construção, o monumento deveria ser demolido. Gustav, discordando dessa regra, fez com que sua torre transmitisse os sinais de rádio para a cidade e por esse motivo, ela nunca foi destruída.

2. FOTOGRAFAR A TORRE EIFFEL ILUMINADA À NOITE É ILEGAL

O conjunto de 20 mil lâmpadas, 5 mil de cada lado, que forma o espetáculo de luzes da Torre Eiffel à noite é considerado obra de arte e possui direitos autorais. Sendo assim, para se ter direitos pelas fotos tiradas à noite, é necessário contatar a Société Nouvelle d’Exploitation de la Tour Eiffel (SNTE) e pagar uma taxa.

3. OS CABOS DOS ELEVADORES FORAM CORTADOS NA II GUERRA MUNDIAL

Isso aconteceu quando Hitler visitou Paris, com suas tropas. Os franceses cortaram os cabos porque, caso Hitler quisesse subir até o topo da torre, ou suas tropas quisessem invadir o local, que fizessem isso subindo por conta própria!

4. OS 1.665 DEGRAUS

Isso mesmo! Caso algum aventureiro deseje subir todo o percurso por conta própria, deverá subir 1.665 degraus até o topo. Não é a toa que há filas e filas de turistas esperando o elevador todos os dias.

5. EXISTE UM APARTAMENTO SECRETO NO TOPO DA TORRE

Gustave Eiffel era motivo de inveja por muitos parisienses, mas se engana quem pensa que o motivo foi por ele tido a idéia brilhante de construir a torre. O motivo da inveja era porque ele tinha um apartamento privado no topo da torre, onde não era permitido o acesso por quase ninguém.

Conta-se, inclusive, que várias pessoas ofereciam fortunas para alugar o apartamento, algumas ofertas eram para apenas uma noite e mesmo assim o engenheiro sempre recusava. Somente hoje o acesso ao público foi permitido, mas com algumas restrições, é claro.

6. A TORRE EIFFEL NÃO FOI A ÚNICA OBRA DE GUSTAVE

Gustave Eiffel também foi o responsável por construir a espinha de uma das estátuas mais famosas do mundo: a Estátua da Liberdade. Ela foi um presente dos franceses para os americanos e suas partes chegaram até Nova York de navio.

7. NOMES GRAVADOS NA BASE DA TORRE

Cientistas e famosos do país tiveram seus nomes gravados na base da torre, nos quatro lados. Ao todo, foram gravados 72 nomes.

8. A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA

A Torre Eiffel era considerada a construção mais alta de sua época e na cidade, foi a construção mais alta até 1973, quando a torre militar de transmissão Saissac foi inaugurada.

9. ENCOLHE E BALANÇA

Nas temperaturas baixas do inverno, a torre chega a encolher até 15 cm e nos ventos fortes ela chega a oscilar até 7 cm!

10. PINTURA

A Torre Eiffel é pintada a cada 7 anos. Para que a pintura esteja completa, são necessários 60 toneladas de tinta! Além disso, a pintura não é feita com apenas um tom de tinta, mas sim com tons mais escuros no topo e que vão clareando a medida que chegam na base.

11. ESCONDERIJO SUBTERRÂNEO

A Torre Eiffel também continua “pra baixo”! Há um bunker, ou seja, um esconderijo secreto que servia de refúgio para os bombardeios e ataques da guerra, que fica embaixo da torre. Há inclusive um tour que leva os turistas até ele.

12. A TORRE FOI REJEITADA 

Quando construída, a torre gerou ódio entre os parisienses. Isso porque, segundo eles, a torre não combinava com a cidade e atrapalhava a vista dos moradores. Várias cartas foram endereçadas aos jornais da época e vários artistas se rebelaram.

13. BEM VISITADO

A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo, com cerca de 7 milhões de visitantes por ano. Desses 7 milhões, 75% são estrangeiros.

14. JORNAL DA TORRE

No segundo andar da torre existe um jornal que é impresso por lá desde 1889, o Le Figaro.

15. REFORMAS

O primeiro andar da torre está em reforma nos dias atuais. A intenção é a construção de um salão de festas e um novo restaurante.

Sabe de mais alguma que não foi citada aqui? Compartilhe com a gente!

 Fonte: http://roadfortwo.com

Fotos: 1. (capa) civilengineerz.com 2. eiffeltowerfacts.org 3. frenchmoments.eu 4. Condé Nast Traveler 5. untappedcities.com 6. atkielski.com 7. citi.io 8. cnet.com

Share
Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

Antonio Romero Filho

Post A Comment:

0 comments: